quarta-feira, 5 de junho de 2013

Tipos de aprendizagem

Olá a todos
Damos hoje início à construção do portefólio digital sobre o curso de Educação e Aprendizagem de Adultos. Nas duas últimas semanas fomos sendo orientados sobre o percurso histórico, os conceitos e os processos que caracterizam este tipo de aprendizagem. Vou deixar uma imagem que funcionará como ponto de partida para abordarmos os conceitos de aprendizagem formal, não formal e informal.

Trata-se de uma imagem conhecida no âmbito das Teorias da Gestalt relativas à percepção humana. 



Recorro a esta imagem para propor um exercício muito simples de interpretação quanto ao objeto que se vê. Naturalmente alguns de nós conseguirão ver um cálice e outros verão dois perfis contrapostos. E quem estará certo naquilo que visiona? Provavelmente ambos. Vamos desenvolver os conceitos de aprendizagem para chegar à conclusão de que todos serão igualmente úteis e válidos.

Podemos começar por definir Aprendizagem – como o processo que gera efetivamente uma mudança, isto é quando o indivíduo aprende e utiliza. E isto implica memória, maturação e compreensão.
A aprendizagem é um processo dinâmico e ativo em que os indivíduos não são simples recetores passivos mas sim processadores ativos de informação
 




Para identificarmos a imagem teremos que recorrer a conceitos base que nos foram sendo incutidos através da formação/educação.

A aprendizagem formal- está associada às escolas, colégios e universidades, enquanto instituições de ensino “tradicionais”. Estes tem os seus currículos e regras de certificação claramente definidas. Tem os seus espaços,  e as suas figuras ,alunos e professores. Ao sistema educativo formal estão associadas várias etapas de desenvolvimento- anos  académicos, devidamente graduados e avaliadas quantitativamente

A aprendizagem não formal- nas palavras do professor Hermano do Carmo é “sobretudo um processo de aprendizagem social, a qual tem como epicentro nevrálgico, o desenvolvimentos de métodos de aprendizagem participativos, baseados na experiência, na autonomia e na responsabilidade de cada formando /educando, através da realização de atividades que tem lugar fora do sistema de ensino formal e sendo complementar deste.

A aprendizagem informal- Pode definir-se como aprendizagem que decorre  de circunstâncias fortuitas , ou relacionadas com as atividades da vida quotidiana(trabalho, família ou tempo livres). Isto é tudo o que aprendemos mais ou menos espontaneamente a partir do meio em que vivemos.

Ainda recorrendo à imagem direi que tendo em conta o nosso percurso de vida, educativo, social cada pessoa que observar a imagem poderá recorrer ao conceito que lhe seja mais familiar .Ou  foi identificando a imagem com um teste de psicologia que vinha no livro de Psicologia do 10º ano , foi este o meu caso – e portanto produto de uma aprendizagem formal. Mas outos lembrar-se-ão ou do cálice da igreja ou das imagens românticas dos15 anos em que os perfis aparecem contrapostos- uns resultados da aprendizagem não formal e outros da informal. Quero com isto dizer que aprendizagem  é antes um ato continum com influências transversais da educação formal , não formal  ou informal mas todas elas igualmente válidas.

Até ao próximo comentário.

Fernanda Mexia

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