Olá boa tarde!
Neste IIIº módulo estudamos as várias formas que um projeto educativo pode assumir. Da leitura de um dos documentos , são propostos por Canário (1999), entre outros autores , quatro tipos de práticas educativas:
a) A alfabetização,
b) Formação profissional contínua,
c) A animação sócio cultural,
d) E os processos articulados de educação de adultos e desenvolvimento local.
Muitos outros tipos existem para definir os projetos da educação de adultos, e Armando Loureiro acaba por nos dizer que “ existem muitas classificações e muitas outras poderiam ser dadas”. Em todas elas existem semelhanças de terminologia e de conteúdo, pelo que o autor propõe que devemos distinguir:
- A educação compensatória,
- A formação profissional,
- A educação de adultos cultural e
- A educação de adultos social.
Depois existem outros tipos que reúnem ou englobam dois ou mais dos tipos apresentados e dá como exemplo os curso EFA – Educação e Formação de Adultos que tem uma componente de educação e uma componente de formação profissional.
Existem muitos autores que entendem que a educação de adultos é uma das formas de proporcionar o desenvolvimento local. Não reduzindo a educação de adultos à alfabetização, mas antes apresentando-a como um contributo para o desenvolvimento local.
O programa LEADER da comunidade europeia sendo um programa essencialmente de desenvolvimento rural, conseguiu associar-se a iniciativas de desenvolvimento local, realizadas por programas de educação de adultos.
O desenvolvimentos local parte da situação existente no local, ou seja, das necessidades, dos problemas reais das populações , dos recursos e oportunidades de desenvolvimento. Assim o primeiro passo consiste em identificar as necessidades da população.Este processo tem um valor formativo enorme, pois com ele as pessoas aprendem a conhecer-se.” Este processo exige muita informação, diálogo, debate, comunicação e cooperação, deverá ser um processo de aprendizagem mútua de construção coletiva de conhecimento no qual devem participar os agentes externos e os interessados nesse processo, passando estes de simples destinatários a participantes do seu próprio desenvolvimento” in Armando Loureiro.
Conclusão – A educação de adultos no contexto do desenvolvimento local deve partir dos recursos locais, sobretudo dos humanos, das suas necessidades e experiências, numa perspetiva de valorização desses mesmo recursos”. Deve ainda basear-se na troca de saberes e experiências entre os vários intervenientes no processo (educadores, educandos, técnicos e outros), deve portanto ser “ um processo baseado em métodos interativos, participativos, cooperativos, um processo relacional e dialógico”
17.07.2013
Fernanda Mexia
Sem comentários:
Enviar um comentário