segunda-feira, 15 de julho de 2013

Projectos Educativos


Olá boa tarde
Estudamos neste último módulo vários tipos de projetos educativos. Foram-nos apresentadas  várias  formas/ organizações de projetos educativos para podermos ter uma noção mais prática de como eles se desenvolvem no terreno. Não queria deixar de citar a Ana António numa das sua participações no espaço de discussão quando faz referência  a um documento designado por “Tempo de Pensar e Repensar os Projetos Educativos” . Diz o documento
“Os diversos intervenientes nos projetos educativos, quando pretendem fazer aprovar um instrumento de médio prazo, no seio da comunidade educativa e formativa, mesmo que os tempos sejam algo conturbados, devem ter a necessária clarividência para:
a )Fazer os projetos educativos de forma coerente com aquilo que são os diagnósticos de necessidades dos respetivos territórios;
b) Responder às necessidades do tecido económico e social envolvente;
c) Ter em conta os interesses vocacionais dos jovens;
d) Prever uma forma de organização da formação exigente e uma avaliação em linha com os parâmetros científicos mais consistentes.
e) Permitir a adoção de práticas reflexivas assentes no pressuposto da melhoria contínua.
Os projetos educativos e formativos devem ser os faróis das Escolas. Devem indicar os caminhos. Apontar estratégias. Indicar metas.”

Luís Presa, Presidente da ANESPO- Associação Nacional de Escolas Profissionais “Tempo de Pensar e Repensar os Projetos Educativos”

Tal como a Ana não poderia estar mais de acordo com o que aqui se refere , e retomando as palavras  da doutora Rita , projetos “ avulso” esgotam-se no exato momento  em que se dão por concluídos sem qualquer  desenvolvimento para o futuro , e sem qualquer capacidade prospetiva.

15.07.2013

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